Você sabe o que são probióticos? E prebióticos? Bem, vamos por parte falar um pouquinho sobre esses dois parceiros que podem auxiliar muito na prevenção e tratamento de uma série doenças.
Os probióticos são bactérias essenciais ao nosso sistema digestivo e quando administrados em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde. As deficiências desse micro-organismos podem afetar imunidade, levando a uma maior suscetibilidade a quadros infecciosos e inflamatórios como gripes, viroses e doenças causadas por fungos e desequilíbrio da flora intestinal.
As espécies mais utilizadas e conhecidas de probióticos são a de Lactobacillus e Bifidobacterium. As fontes alimentares dessas bactérias do bem são o iogurte, a coalhada, o kerfir e a kombuchá.
Os prebióticos substâncias derivadas dos carboidratos, principalmente fibras não digeríveis, que favorecem o crescimento das bactérias desejáveis ou benéficas ao intestino, promovendo desta forma o equilíbrio da flora intestinal. Logo, uma dieta prebiótica contribui para a manutenção de uma flora intestinal saudável.
São considerados alimentos ricos em prebióticos o alho, a cebola, o alho poro, o aspargo, a banana (principalmente a banana verde), aveia, cevada, a maçã, o cacau, a semente de linhaça, o yacon e as algas.
IOGURTE NATURAL
Que tal uma receita prática e saudável de um delicioso e versátil probiótico. Anota ai:
Ingredientes:
· 1 litro de leite
· 1 pote/ copo de iogurte natural (deve conter apenas leite e fermento lácteo)
Modo de preparo:
1. Ferva o leite, espere ficar morno, mas não deixe ficar frio.
2. Misture o iogurte junto ao leite morno.
3. Coloque a mistura em um recipiente fechado enrolado em pano de prato ou papel alumínio e deixe descansar de 8 a 12 horas ( eu deixo descansar dentro do forno desligado).
4. De vez em quando mexa para ver como ficou a consistência.
5. Depois de pronto, levar a geladeira.
6. Servir com mel, geléia de frutas ou batido com frutas.
Comments